Na sua primeira entrevista como presidente da Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV), Miguel Quintas fez um balanço do seu mandato desde Junho de 2023, destacando os principais objetivos e conquistas da associação, bem como os desafios futuros.
Principais Realizações
- Reestruturação da ANAV: Transformação da antiga ASGAVT numa associação exclusivamente empresarial, o que incluiu alterações estatutárias complexas.
- Provedor do Cliente: Estabelecimento desta figura também para as associadas da ANAV como parte essencial da estratégia para proteger consumidores e agências.
- Formação e Apoio às Agências:
- Realização de oito cursos gratuitos para agências.
- Lançamento iminente de um Barómetro de Turismo.
- Planeamento de um programa de formação inovador para 2025.
- Ação Contra a Ryanair: A ANAV lidera esforços para defender consumidores e agências contra práticas prejudiciais da companhia aérea.
- Crescimento e Pluralidade: Com 85 associados, a ANAV visa duplicar este número até 2025, mantendo uma representação diversificada do setor.
Desafios e Metas
- Dia Nacional do Agente de Viagens: Defendemos a escolha plural e democrática de uma data que beneficie as Agências de Viagens
- Fiscalidade e Benefícios Fiscais: A ANAV está a trabalhar em propostas para melhorar a eficiência fiscal das agências, com ganhos estimados de milhões de euros.
- Presença na BTL 2025: A associação terá um espaço simbólico na maior feira de turismo em Portugal, reforçando a sua visibilidade.
Futuro da ANAV
- Congresso Anual: Planeado para 2025, reforçando o compromisso com a formação e interação entre associados.
- Aposta na Tecnologia e IA: Identificada como um desafio e uma oportunidade, a ANAV destaca o papel insubstituível do fator humano nas agências.
- Equilíbrio Financeiro: A associação está focada em garantir sustentabilidade para continuar a defender os interesses das agências.
Miguel Quintas sublinha que a ANAV é uma associação independente, inclusiva e democrática, com o objetivo de crescer pelo mérito e pela qualidade dos seus serviços.