A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens está a promover uma recolha de fundos para suportar os custos da ação legal que apresentou na Autoridade da Concorrência contra a Ryanair por “práticas comerciais exclusórias”.
A ANAV iniciou os procedimentos legais contra a low cost face à ausência de resposta por parte da companhia aérea a uma carta enviada no início deste ano.
Na carta, a ANAV havia referido que a companhia aérea cria barreiras tecnológicas, como sejam o bloqueio do IP ou a suspensão do e-mail usado pelas agências de viagens quando fazem o login, com o fim claro de tentar impedir a compra de passagens áreas da Ryanair pelas Agências de Viagens (quer online quer físicas).
Estas barreiras causam incómodos e custos acrescidos associados à reserva de voos através de agências de viagens, o que reduz a liberdade de escolha do consumidor e potencia a deterioração da qualidade dos serviços prestados.
Face à ausência de resposta da Ryanair, a ANAV iniciou uma acção legal contra a low cost na Autoridade da Concorrência. Contudo, face aos elevados custos que acarreta, a ANAV lançou um apelo geral às Agências de Viagens e a terceiros que possam contribuir para que este processo seja efectivado.
Miguel Quintas, presidente da ANAV afirma que “as agências de viagens portuguesas continuam a sentir muita dificuldade em prestar um serviço de qualidade aos seus clientes finais sempre que esse serviço passa por vender voos da Ryanair. Conforme comunicado desde o primeiro minuto, iremos ser coerentes com aquilo que é a defesa dos direitos das Agências de Viagens e faremos o nosso caminho, avançando com a ação legal com que nos comprometemos. No entanto, necessitamos do apoio e do contributo de todos, para alavancarmos este processo”.
Junta-te a nós nesta causa. Defende o teu futuro!
Para doares clica neste link https://www.gofundme.com/f/acao-ryanair-queixa-na-autoridade-da-concorrencia