A ANAV apresentou, no passado dia de 1 de Agosto, em conferência de imprensa, o seu primeiro Barómetro de Viagens, um projeto de estudos e análises focados no setor da distribuição, que se propõem analisar e explicar as tendências, motivações e prioridades dos clientes, que condicionam as suas escolhas e opções tomadas no processo de aquisição de viagens, com fins e em épocas diversos.
Com a realização destes estudos e análises, que se pretende que tenham uma periodicidade semestral, a ANAV procura fornecer às Agências de Viagens informação factual e atualizada, que permitirá criar ferramentas que potenciem o desenvolvimento do setor, bem como gerar uma maior capacidade negocial.
Este primeiro Barómetro de Viagens teve por base a temática do Verão e procurou aferir o perfil do cliente para os produtos de férias de Verão, as suas preferências e quais os fatores que influenciam e condicionam as suas escolhas: para o ano de 2024, as conclusões apontam para que o “destino mais vendido” foi Cabo Verde, seguido de Espanha e República Dominicana; já entre os “fatores mais importantes para a escolha do destino para férias de Verão”, surge em primeiro lugar o clima, com mais de 90% de respostas, seguindo-se a segurança (50,8%) e a cultura (23,7%).
Miguel Quintas, Presidente da ANAV, afirma que “O Barómetro de Viagens ANAV pretende ser uma avaliação dos resultados turísticos da distribuição em Portugal, em particular através das Agências de Viagens e dos consumidores finais. Sem avaliação de resultados não se consegue identificar se as decisões tomadas foram as corretas e, como tal, esperamos que este género de trabalho venha a ser útil na decisão de programar os destinos turísticos dos portugueses assim como identificar as suas preferências. Com este primeiro barómetro, demos o pontapé de saída para um trabalho que queremos que se realize bianualmente.”