A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens apresentou hoje os resultados da 2ª edição do Barómetro de Viagens, estudo que analisou as tendências e preferências dos clientes das agências de viagens para a época natalícia e de fim de ano. O questionário enviado era composto por um total de oito perguntas, relacionadas com a temática das Viagens Natal e Fim de Ano, foi respondido por 59 agências de viagens, e revelou dados importantes sobre destinos preferidos, gastos médios, motivações dos viajantes e a crescente tendência para que as viagens desta época se façam em família, com crianças e tendo como destino os “Mercados de Natal.
DESTAQUES DO BARÓMETRO
Destinos mais procurados:
Portugal foi o destino mais escolhido, maioritariamente as Ilhas, seguindo-se Caraíbas e Cabo Verde, o que reflete alguma preferência por climas quentes e destinos familiares.
Gasto médio por viagem/pacote:
O valor médio gasto por pessoa nas viagens de Natal e Ano Novo ficou entre os 1.000€ e os 1.500€, o que resulta em gastos mais ou menos idênticos aos de 2023.
Duração média das viagens:
A maioria das viagens organizadas teve uma duração entre 3 e 5 dias.
Motivações para escolha do destino:
Os fatores mais relevantes foram o Clima do destino (71% de respostas), os Custos dos pacotes (50% de respostas), e a existência de “Mercados de Natal” (40% de respostas).
Motivações para escolha do Pacote/Programa de Férias de Natal e/ou Fim de Ano:
Aquilo que motiva e fideliza os clientes quando se trata de escolher um Pacote/Programa para uma viagem de Natal, continua a ser a Confiança que deposita na Agência de Viagens e na sua equipa, bem como no Operador, e ainda a relação Qualidade/Preço que os Agências de Viagens conseguem colocar nas suas ofertas de pacotes/programas.
Perfil dos clientes:
A maior parte dos viajantes situa-se na faixa etária entre os 35 e os 50 anos, com predominância de famílias (com pais e avós) e casais com filhos.
De acordo com Luís Henriques, Vice-Presidente da ANAV, “Os resultados mostram que os portugueses continuam a valorizar experiências de viagem únicas durante a época festiva, com um aumento da procura por destinos que combinem, calor e conforto ou neve e Mercados de Natal”.
Sobre o Barómetro de Viagens ANAV:
O Barómetro de Viagens é um estudo do Observatório ANAV, que se propõe analisar e explicar as tendências, motivações e prioridades dos clientes, que condicionam escolhas e opções tomadas no processo de aquisição de viagens com fins e em épocas diversos. Com a realização destes estudos e análises, a ANAV procura fornecer às Agências de Viagens informação factual e atualizada, que permita criar ferramentas que potenciem o desenvolvimento do setor, bem como uma maior capacidade negocial.